| Bem vindo ao Wii Players Forum. Você está vendo o fórum como visitante. Isso significa que você não pode utilizar algumas ferramentas e só pode olhar os tópicos . Registrando-se em nossa comunidade você vai poder vai poder usar todas as ferramentas exclusivas para membros do fórum, postar, mandar mensagens, customizar seu perfil e muito mais.Registrar é simples, rápido, e completamente grátis! Entre na nossa comunidade! Se você já é um membro, logue-se para acessar todo o conteúdo: |
| Corrigindo problemas de semi-brick; Tutorial salva-vidas | |
|---|---|
| Topic Started: 9 Mar 2009, 16:07 (8,708 Views) | |
| RafaelBr | 9 Mar 2009, 16:07 Post #1 |
![]()
|
Pessoal, fiz esse tutorial com todas as informações que possuo sobre o assunto e coisas que já testei. Espero que ajude muitos e caso esteja difícil de entender é só dizer que eu explico melhor e até corrijo caso tenha alguma coisa errada. Consertando Semi-Bricks Você está todo feliz por ter ganhado um Wii e chama aquele amigo seu pra jogar na sua casa. Esse seu amigo leva alguns jogos e vocês resolvem rodar aqueles jogos que seu amigo trouxe. Ao colocar o dvd no Wii, é apresentada a tela de update, você sem lê aceita e espera o update acabar. Ao voltar ao menu inicial do Wii você se depara com algo estranho: dois weather channel e news channel. Você acha estranho e vai nas configurações do console. Seu Wii inesperadamente reinicia e volta pra tela inicial. É, você é o mais novo proprietário de um Wii Semi-brick. Mas calma, ele ainda não é um tijolo (é um semi-tijolo como o nome diz) pois ainda resta salvação. Inicialmente vou explicar o que é um brick (e um semi-brick): Para quem não sabe, brick quer dizer tijolo. Esse termo define todo aparelho que depois de algum problema se torna um simples (e caro na maioria das vezes) peso de papel, ou talvez um tijolo mesmo. Normalmente quando se dá um problema que a única solução é a substituição do aparelho, este é chamado de "bricked device" ou aparelho brickado (o que já tornou um termo "aportuguesado"). Um semi-brick é um quase brick, onde o aparelho ainda mantém algumas funções. O que causa um semi-brick no Wii: O motivo mais comum de um semi-brick é o update de região diferente do seu console. Por exemplo, se você possui um Wii americano, este é NTSC. Se você rodar um jogo PAL que possui update, e você rodar esse update, você vai ser vítma de um semi-brick. Os primeiros sinais de um semi-brick são os canais duplicados (news e weather). O que fazer para evitar um semi-brick: Sempre tomar cuidado ao rodar jogos de outra região. Não fazer nunca um update usando um jogo de região diferente. Em geral, updates feitos pela Wi-Fi connection são sempre confiáveis. Para evitar que jogos façam update em seu console basta usar o WiiBrickBlocker (http://wbb.rockman18.com/?page=download&ln=en). Tipos de update: Existem dois tipos de update:
O primeiro é o maior e mais perigoso dos updates. Este atualiza a firmware do console, menus, configs., etc. É responsável também por adicionar e/ou atualizar as famigeradas IOSs. O que muda com esse update? Praticamente tudo, mas o mais importante é que, com ele alguma brecha de segurança no Wii é corrigida, impossibilitando (temporariamente :) ) Homebrews e outras facilidades. Modchips não são e nunca serão afetados por esses updates já que modchips interagem diretamente com o driver, mais especificamente na leitura do disco antes do seu conteúdo ser analisado pela IOS responsável pelo processo. Existe a possibilidade de um update descobrir que existe algo de estranho no console e não permitir que algum jogo rode (como foi o caso do Super Mario Galaxy) mas o medo de que a nintendo faça igual a microsoft e saia bloquando consoles por conta de modchips não passa de lenda urbana. O segundo são updates menores que normalmente alteram alguma coisa necessária pelo jogo. Esses updates são rápidos e não alteram a versão da firmware do Wii. Esses não são muito traumáticos, especialmente no caso de um semi-brick (como veremos a frente). Meu Wii semi-brickou e agora? Calma, para tudo existe solução (ou para quase tudo). Caso 1 (fácil): Game Update de uma região diferente do seu console. Causa: Por descuido (ou conscientemente como no meu caso) você rodou um Game Update de região diferente. Como detectar: O update foi rápido (o que caracteriza um game update). Apareceram canais duplicados. Consigo entrar no Menu de Configuração. Como corrigir: Para esses casos, basta rodar o homebrew Duplicate Channel Remover v2 (http://wiibrew.org/wiki/Homebrew_apps/Duplicate_Channel_Remover):
* Recomendo a primeira alternativa * Recomendo atualizar para uma firmware mais nova (caso exista) só para garantir que nada de errado ficou no console, agora se você não quiser atualizar não é necessário. Caso 2 (difícil): System Software Update de região diferente. Causa: Por descuido você rodou um System Update usando um jogo de região diferente do console. Como detectar: Update demorado (System Update). Canais duplicados. Impossível entrar no menu de configuração. Como corrigir: Não existem ainda comprovações 100% de que todos os casos se resolvem mas a maioria possui solução. Teoricamente, se você rodar um System Update da região correta o problema se resolve. Quando se atualiza usando update de região errada, o console não detecta a versão instalada por isso, instalando o update correto resolve o problema.
* Pode ser que, após atualizar corretamente, ainda exista canais duplicados. Caso isso aconteça, rode o Duplicate Channel Remover v2 Caso alguem tenha ficado com dúvida é só postar ai!!! Espero que todos tenham gostado! Se tiver alguma coisa errada ou difícil de entender, não hesitem em dizer! |
|
Por favor, dúvidas só no fórum. Nem inventa em mandar e-mail com dúvida ou pedindo convite que eu vou ignorar sem dó!!! Consoles que já tive/tenho/quero ter - Atari (não era o original, era um clone que não lembro a marca) - De vez em quando encontro restos dele em alguns lugares da casa - NES (Na verdade era um Super Charger e não o original) - Outra também que só sobrou o resto - SNES - Vendido com muito pesar! - N64 - Tenho até hoje, fica do lado do Wii - Wii (com D2CKey) - Imponente, do lado do N64 - PSP ou DS (tô na dúvida ainda mas acho que vai ser o PSP) - Quem sabe algum dia!!! (Quem sabe o Lockerz não me dá de presente!) VOTEM NO TOP 50 PESSOAL!!!! LINK NO TOPO DO FORUM | |
![]() |
|
| Vtor | 10 Mar 2009, 14:15 Post #2 |
![]() ![]()
|
Ótimo tuto Rafa, essas perguntas estavam começando a ficar repetitivas |
| |
![]() |
|
| Alegtoons | 10 Mar 2009, 16:25 Post #3 |
|
Administrador
![]()
|
Muito bom, fixado... |
![]() |
|
| RafaelBr | 10 Mar 2009, 18:35 Post #4 |
![]()
|
Editei o índice de tutoriais colocando ele lá. |
|
Por favor, dúvidas só no fórum. Nem inventa em mandar e-mail com dúvida ou pedindo convite que eu vou ignorar sem dó!!! Consoles que já tive/tenho/quero ter - Atari (não era o original, era um clone que não lembro a marca) - De vez em quando encontro restos dele em alguns lugares da casa - NES (Na verdade era um Super Charger e não o original) - Outra também que só sobrou o resto - SNES - Vendido com muito pesar! - N64 - Tenho até hoje, fica do lado do Wii - Wii (com D2CKey) - Imponente, do lado do N64 - PSP ou DS (tô na dúvida ainda mas acho que vai ser o PSP) - Quem sabe algum dia!!! (Quem sabe o Lockerz não me dá de presente!) VOTEM NO TOP 50 PESSOAL!!!! LINK NO TOPO DO FORUM | |
![]() |
|
| israel_tannus | 14 Mar 2009, 19:07 Post #5 |
![]()
|
eu havia pentelhado um tempo atras sobre o semi brick... a respeito dessas ISOs com o update adequado, me pareceu lenda..perguntei por aqui e ninguem respondeu com um link de um ISO que saiba que tenha funcionado. |
![]() |
|
| RafaelBr | 15 Mar 2009, 00:09 Post #6 |
![]()
|
Lenda num é não. O problema maior é que nas firmwares novas elas não funcionam. Mas elas existem sim. Mas eu recomendo mais um update legitimo da firmware mesmo. |
|
![]() |
|
| PagloBad | 17 Mar 2009, 08:50 Post #7 |
![]()
|
Preciso da ajuda de vcs, pra variar meu wii com menos de um mes ja semi-brickou digo isso pq fui atualiza-lo com o jogo skate-it (generico rs), foi uma atualização longa, nao lembro qual foi, mas acho que foi a wii system uptade, e claro que depois os canais vieram duplicados, justamente esses citados acima, o q me deu estranheza foi que so isso aconteceu, mas consigo entrar no wii settings normalmente, parece que foi so a duplicaçao que aconteceu, mas fiquei bolado pq minha versao ja era a 3.4, com o chip d2pro, ou seja era a ultima já, ou seja ele atualizou o q? se ja estava com a ultima atualização. Agora as minhas duvidas sao: Há algum risco ficar com ele assim? ah esse duplicate channel remover, nao esta mais nesse link ae nao, pelo menos pra mim nao. Qual a melhor correção pra esse semi brick, a primeira que eh só remover os canais, ou uma nova atualização de firmware? Desde ja agradeço! |
![]() |
|
| PagloBad | 17 Mar 2009, 10:32 Post #8 |
![]()
|
ah esqueci e esse duplicate channel remover v2 roda direto do dvd, pois nao tenho homebrew channel nem Twilight Hack instalados, pq aonde fica o wii nao tem internet! Sem mais. Obrigado pela ajuda que virá!! |
![]() |
|
| RafaelBr | 17 Mar 2009, 15:15 Post #9 |
![]()
|
Com certeza foi um game update só. Pra você basta remover o canal. Agora quanto à dúvida do duplicate channel remover, no seu caso só com o twilight hack ou homebrew channel pois sua firmware é a 3.4 e ela não aceita discos assinados pelo Trucha. Ah, e não precisa ter internet no wii pra ter o homebrew channel não pois você baixa ele e coloca no sd. Pra achar ele dê uma busca no google. Assim que tiver tempo eu troco o link pra um que funcione. |
|
![]() |
|
| SpyHerooo | 18 Mar 2009, 07:13 Post #10 |
![]()
|
Ótimo Tutorial!! Parabéns Já me ajudou, estou com o mesmo problema do PagloBad. |
![]() |
|
| israel_tannus | 21 Mar 2009, 09:55 Post #11 |
![]()
|
Bom...depois de muito medo..consegui dar um jeito no meu semi brick.. instalei o up do Mario tenis...agora minha versao foi para o 3.4 =) maravilha (eu acho) mas ainda tenho uns canais duplicados ...depois vejo isso hauuhau vou aproveitar pra jogar o bully em ingles!!!! |
![]() |
|
| RafaelBr | 21 Mar 2009, 12:52 Post #12 |
![]()
|
Legal, agora eu sei um jogo com a 3.4. Vou alterar no tópico. Pra remover os canais use o duplicate channel remover. |
|
![]() |
|
| PagloBad | 26 Mar 2009, 09:12 Post #13 |
![]()
|
Pessoal preciso de mais um help ae!! Desde ja agradecendo ao RAFABR por toda a ajuda. É o seguinte instalei o homebrew channel perfeitamente( pro 3.4) instalei um wad managewr modificado, que tb esta funcionando perfeitamente, ja ate instalei uns canais, wiware, virtual console,, ou seja tudo que eh WAD instala numa boa, agora os arquivos ELf nao funcionam de jeito nenhum, ja renomeei para boot.elf, boot .dol, botei na pasta APPS, fiz uma pasta ELF, uma Homebrew, ou seja tudo que li em varios foruns. A minha pergunta eh a seguinte: Como deve ser configurado o cartao SD, sei que tem a pasta APPS, Wads. Mas qual o lugar certo para as boot.elf ou dol? como rodam os arquivos elf eh por algum programa tipo wad manager? tem uma pasta chamada wiload, ela serve pra que? e fica aonde. Adorei os wads, mas queria mesmo eh rodar o duplicate channel remover que esta em .ELF Desde ja agradeço a ajuda!!! |
![]() |
|
| RafaelBr | 26 Mar 2009, 13:33 Post #14 |
![]()
|
Para rodar homebrews, basta você colocar o diretório dele dentro da pasta apps. Normalmente o homebrew já vem compactado com a pasta e com os arquivos criados (boot.elf, icon.png, meta.xml). Se não tiver, o processo é simples, crie uma pasta com o nome do applicativo e jogue o boot.elf lá dentro. Eu acho que o duplicate channel remover vem já compactado certinho. E a pasta Wiiload serve pra você rodar homebrews direto do pc via wi-fi. Isso eu ainda não testei por isso não sei bem como funciona, mas será algo que testarei em breve. |
|
![]() |
|
| PagloBad | 26 Mar 2009, 15:16 Post #15 |
![]()
|
Vlw pela ajuda Rafaelbr, mas cara eh o seguinte percebi que so abrem ou aparecem os homebrews que os arquivo sao boot.dol e que sao completos com [boot.dol, meta e icon], sera isso? tenho que usar o conversor? e so o boot.elf eh "enxergado" pelo homebrew channel? Desde ja. Obrigado! |
![]() |
|
| 1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous) | |
| Go to Next Page | |
| « Previous Topic · Tutoriais · Next Topic » |
| Track Topic · E-mail Topic |
1:55 PM Jul 29
|

1:55 PM Jul 29